



Risco de exposição
Desde 2003 foram registados 450 alertas dos estados membros relativamente à deteção de resíduos de nitrofuranos em produtos alimentares provenientes de mais de 30 países [1].
Por um lado sabe-se que a ingestão de nitrofuranos a partir de géneros alimentícios não constitui risco de intoxicação aguda [2]. Mas, por outro lado, os dados relativos à toxicidade destes compostos levaram a que a nitrofurazona fosse considerada um carcinogénico secundário e à furazolidona atribuídos efeitos carcinogénicos e genotóxicos [2]. A nitrofurantoína não foi classificada quanto à sua carcinogeneicidade para humanos [2].
Compostos como os nitrofuranos podem dar origem a radicais livres durante o seu metabolismo, por reações de oxidação, redução ou quebra homolítica. Do ponto de vista da segurança do consumidor, os intermediários reativos não têm grande significado tendo em conta que é muito baixa a probabilidade de encontrar em produtos animais edíveis dada a sua elevada reatividade e tempo de semi-vida reduzido [3].
A toxicidade associada aos metabolitos que apresentam capacidade de ligação às proteínas de vários tecidos está no centro das preocupações relacionadas com a saúde dos consumidores e segurança alimentar dos produtos de origem animal [3].
Devido aos efeitos observados em ensaios em animais e pelo facto de ser um modo de exposição continuado, a ingestão dos nitrofuranos através dos géneros alimentícios, poderá constituir um risco para a saúde humana. Uma forma de diminuir este risco, consiste na promoção da alimentação variada, para evitar a exposição continuada às referidas substâncias [2].
Referências
[1] - M. Vass, K. Hruska, M. Franek; Nitrofuran antibiotics: a review on the application, prohibition and residual analysis; Veterinarni Medicina, 2008, 53, 9, 469 – 500.
[2] - Aspectos Toxicológicos dos Nitrofuranos e eventuais riscos para a Saúde Humana; Ministério da Sáude - Direcção Geral da Sáude; Lisboa; 2003.
[3] - N. Botsoglou, D. Fletouris; Drug Residues in Foods: Pharmacology, Food Safety and Analysis; 2001; CRC Press; ISNB: 0824789598.